iStock.com / SasinParaksa O lixo urbano é composto pelos resíduos gerados pelas atividades domésticas e comerciais de uma cidade. Estima-se que cada pessoa produza cerca de 1,3 kg de lixo por dia.
Confira abaixo algumas das soluções possíveis para minimizar o problema do lixo nas grandes cidades:
O lixo pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esse podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar).
Observe que, o serviço de coleta de lixo recolhe o seu lixo e de milhares de outras residências. Além disso, recolhe o lixo das empresas da cidade e também das ruas. Em muitas cidades existem pontos de acúmulo de lixo que acaba se transformando em um trabalho extra.
Como reduzir o lixo jogado no meio ambiente?
Nos lixões, os resíduos são depositados em aterros a céu aberto sem nenhum controle ambiental ou tratamento. ... O problema também ganha contornos econômicos e sociais, pois muitas pessoas tiram seu sustento desses locais insalubres, recolhendo o lixo para reaproveitar os materiais, sujeitando-se a contaminação e doenças.
Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.