[ Física, Química ] Que emulsiona ou converte em emulsão (ex.: aditivo alimentar emulsionante). ... [ Física, Química ] Substância que aumenta a homogeneidade de uma emulsão.
Emulsificante é uma palavra derivada de emulsificar.
Os agentes emulsificantes (ou surfactantes) são substâncias adicionadas às emulsões para aumentar a sua estabilidade cinética tornando-as razoavelmente estáveis e homogêneas. Um exemplo de alimento emulsionado é a maionese, na qual a gema de ovo contém o fosfolipídeo lecitina que estabiliza a emulsão do azeite na água.
No contexto dos alimentos, um emulsificante (sinônimo: emulsionante) é uma substância que permite misturar gorduras e óleos numa suspensão estável, quebrando o óleo em minúsculas gotículas estáveis (isso também pode funcionar ao contrário, com gotículas de água suspensas em óleo).
Os emulsificantes têm a propriedade de produzir emulsão entre dois produtos que não se misturariam sem ele, dá ao produto final maior cremosidade, estabilidade e rendimento. ... O emulsificante em bolos, serviria para deixá-lo mais leve, aerado e macio, tipo bolos profissionais!
A função do emulsificante é incorporar ar durante o batimento da massa, facilitando uma mistura mais uniforme entre os ingredientes, principalmente entre aqueles que não se misturam facilmente (como água e óleo, por exemplo), porém, em menos tempo.
O emulsificante pode ser de origem: Natural, como a clara de ovo que contém o fosfolipídeo lectina, o qual estabiliza a emulsão de glicerol; Ou de origem sintética, que são produzidos a partir de monoglicérides de glicerol.
Atuando como um estabilizante, o emulsificante torna mais compatíveis ingredientes que normalmente não se misturam, como a água e o azeite, deixando a mistura bem mais uniforme, lisa e agradável tanto ao toque como ao paladar.
1. Preparação obtida por divisão de um líquido em glóbulos microscópicos no meio de um outro líquido com o qual não é miscível. 2. Falsa solução de um líquido, geralmente oleoso, no seio de outro líquido.
Os emulsificantes possuem um grupo terminal polar que age mutuamente com as moléculas de água e um grupo hidrofóbico que interage com a fase lipídica. A porção hidrofóbica da molécula é geralmente uma cadeia alquila longa, enquanto a hidrofílica consiste em um grupo dissociável ou grupos hidroxilados.