Significado de Asterismo [Figurado] Fenômeno luminoso que se observa em algumas pedras cristalinas que, se expostas a uma luz viva, apresentam a imagem de uma estrela.
Os asterismos eram utilizados como calendário, marcando o início e fim de cada estação do ano. II. Os asterismos são compostos por, no máximo, cinco estrelas, como o Cruzeiro do Sul.
Exemplos de asterismos incluem:
Para cada estação do ano temos uma constelação símbolo. Órion: simboliza o verão para o hemisfério sul e o inverno para o hemisfério norte; Leão: outono para o sul e primavera para o norte; Escorpião: inverno para o sul e verão para o norte; Pégaso: primavera para o sul e outono para o norte.
A diferença entre asterismos e constelações é basicamente que as constelações são, em astronomia, um agrupamento convencional de estrelas, cuja posição no céu noturno é aparentemente invariável. Enquanto que os asterismos são um padrão reconhecível de estrelas vistos no céu noturno da Terra.
Um dos asterismos mais conhecidos é o Grande Carro, também chamado de Caçarola ou Carro de Davi. Ele é composto pelas sete estrelas mais brilhantes de Ursa Major, onde elas esboçam o traseiro da ursa e a cauda exagerada.
Antigamente, os astrônomos acreditavam que as constelações formavam figuras de animais, pessoas e objetos, o que os incentivou a nomeá-las. ... Hoje, as constelações são utilizadas como identificadoras de direção e para o reconhecimento do céu em análises espaciais.
Esse instrumento é de grande utilidade como auxiliar na localização dos astros. Geralmente os planisférios mostram todas as todas as estrelas mais brilhantes do céu; a Lua, o Sol e os planetas não aparecem nele, pois esses astros mudam de posição em relação às estrelas em poucas semanas.
Na astronomia, um asterismo é um padrão reconhecível de estrelas no céu noturno da Terra. Ele pode fazer parte de uma constelação oficial ou ser composto por estrelas de mais de uma constelação.
As constelações surgiram na antiguidade para ajudar a identificar as estações do ano. Por exemplo, a constelação do Escorpião é típica do inverno do hemisfério sul, já que em junho ela é visível a noite toda. Já Órion é visível a noite toda em dezembro e, portanto, típica do verão do hemisfério sul.