1. [ Física ] Conjunto dos fenómenos associados às cargas eléctricas , quer em repouso, quer em movimento. 2. [ Física ] Ramo da física que estuda estes fenómenos .
A Eletricidade é o ramo da Física em que os fenômenos envolvendo cargas elétricas paradas ou em movimento são estudados. A Eletricidade é o ramo da Física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento.
Produto da intensidade de uma corrente pelo tempo de sua passagem. Etimologia (origem da palavra eletricidade). Do latim electricitas. atis; pelo inglês electricity.
A eletricidade é a área da Física que estuda fenômenos associados a cargas elétricas. Alguns dos exemplos de eletricidade são os fenômenos naturais causados pelos relâmpagos, a eletricidade estática e correntes elétricas em fios elétricos.
Condutores são partículas elétricas existentes num corpo capazes de se movimentar com grande facilidade, como, por exemplo, nos metais e no corpo humano. Quando esse movimento acontece com muita dificuldade, ou não acontece, dizemos que este corpo é um isolante elétrico.
Eletricidade e Magnetismo são ambos fenômenos que se relacionam entre si. Uma vez que o magnetismo tem a capacidade de atrair corpos, a eletricidade, por sua vez, produz um efeito magnético na medida em que está sujeita a condutores que permitem a sua movimentação.
Qual a origem da palavra magnetismo? O nome magnetismo vem de Magnésia, região da Ásia Menor onde foi encontrado em grande quantidade um mineral naturalmente magnético: a magnetita, pedra cinzenta, escura e brilhante.
Na Física, é muito comum que o termo eletricidade seja empregado como a quantidade de energia consumida nos circuitos elétricos. Essa energia, também conhecida como energia potencial elétrica, pode ser calculada por meio da potência elétrica – a quantidade de energia elétrica que um dispositivo consome a cada segundo.
10 condutores elétricos