A letra da música "Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro", de Marcelo Yuka, nos leva à reflexão sobre a existência da discriminação racial em nosso país e no mundo, nos remetendo a uma poesia que é uma verdadeira obra-prima na luta contra a escravidão no Brasil do século XIX, "O Navio Negreiro"de Castro Alves.
Se todo camburão tem um pouco do navio negreiro, entendemos que nos o carro de polícia o transporte de pessoas presas ou detidas em sua maioria, são negros.
O camburão se assemelha aos navios negreiros, pois ambos carregam muitas pessoas em condições precárias.
Na áfrica a doença corre solta.
O texto "Todo camburão tem pouco de navio negreiro" possui alta crítica também. presente na temática da literatura romântica relacionada à poesia social. ... A força das ideias libertárias associam o tema tratado no texto a história dos povos. escravizados e traz como enfoque a necessidade de situar o negro na sociedade.
As chibatas são projetadas principalmente para apoiar os recursos naturais (perna, assento e voz) de um cavaleiro. Mas também pode ser usada como uma repreensão por cavaleiros mais experientes, por exemplo, para disciplinar um cavalo por recusar um salto ou outros tipos de desobediência.
Resposta. Por conta do suposto preconceito aos negros exercidos pelos agentes que conduzem o camburão.
"Que navio é esse que chegou agora, é o navio negreiro com os escravos de Angola, (…) eles vinham acorrentados pra trabalhar nessas bandas / (…) aqui chegando não perderam a sua fé, criaram o samba, a capoeira e o candomblé (…) ".
O Navio Negreiro é uma poesia de Castro Alves que integra um grande poema épico chamado Os Escravos. Escrita em 1870 na cidade de São Paulo, a poesia relata a situação sofrida pelos africanos vítimas do trafico de escravos nas viagens de navio da África para o Brasil.
Quem segurava com força a chibata, agora usa farda, engatilha a macaca, escolhe sempre o primeiro Negro pra [espancar] Policiais militarares na Bahia não fazem nem mais revista, baixa o cacete mesmo, não importa que o rapaz esteja de uniforme de trabalho.