Ainda há pessoas que possuem uma maior pigmentação natural (melanina) que pode estar presente nos olhos e na pele, o que confere um tom levemente amarelado ou marrom. Nesses casos, a coloração é normal e não está associada ao aumento de bilirrubina no sangue.
O pterígio é uma degenerescença da conjuntiva límbica que cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila. Por esta razão, muitas vezes, os doentes referem-se ao pterígio como uma espécie de "carne crescida nos olhos" ou simplesmente, "carne nos olhos" (veja fotos acima).
O Pterígio, popularmente chamado de "carne crescida", consiste em uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição ocular em direção à córnea. Sua denominação vem do grego pteron (asa) como referência ao seu formato triangular.
O derrame ocular, ou hiposfagma, é caracterizado pelo rompimento de minúsculos vasos sanguíneos localizados na conjuntiva, causando uma mancha vermelha de sangue no olho. A conjuntiva é uma fina película transparente que recobre a parte branca dos olhos chamada de esclera.
O pterígio, conhecido popularmente como "carne crescida", é uma doença ocular benigna que chama bastante atenção. O quadro se caracteriza pela por uma alteração na estética do olho, com a formação de uma pele mais grossa e avermelhada no canto interno dos olhos.
COMO CURAR PTERÍGIO NATURALMENTE O tratamento natural que costuma ser recomendado consiste na lubrificação para reduzir a irritação nos olhos, proteção constante contra poeira, vento e sol. Nos casos de inflamação pode ser recomendado algum colírio anti-inflamatório.
Não existe colírio ou medicação que faça reduzir o pterígio. A resolução somente se dá realizando cirurgia para retirada do mesmo e autotransplante de conjuntiva. A raspagem somente, isolada tem alto índice de recidiva. Ou seja, somente raspar o pterígio pode retornar a crescer novamaente.
É possível evitar o pterígio, uma vez que a incidência dos raios UV é o principal fator para o surgimento dessa lesão. Portanto, é recomendado o uso de óculos de sol contra os raios UV. O óculos de sol deve ser utilizado TODOS OS DIAS, inclusive dias nublados.