O custo compreende não somente os salários, mas todos os encargos como INSS, FGTS e férias. Além de benefícios legais como assistência médica, vale transporte e os adicionais como previdência complementar, seguro de vida especial.
O custo de mão de obra é composto pelos direitos e benefícios trabalhistas envolvidos na manutenção de um profissional a serviço da empresa. Eles podem ser divididos em três grupos: Grupo A: Incluem os gastos com os salários e benefícios legais, como vale-transporte e FGTS.
A mão de obra direta (MOD) é aquela relacionada ao trabalho realizado diretamente na produção de determinado bem ou serviço, ou seja, que envolve as atividades ligadas com o produto fabricado.
ELEMENTOS BÁSICOS DO CUSTO: São três os elementos básicos do Custo: MATERIAIS MÃO-DE-OBRA GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO MATERIAIS: Os materiais utilizados na fabricação podem ser classificados em: Matérias-primas: são os materiais principais e essenciais que entram em maior quantidade na fabricação do produto.
A Contabilidade de Custos sempre deve calcular o custo de Mão de Obra Direta incluindo 13° salário, contribuições ao INSS e FGTS, férias, descanso remunerado etc.
Se o mecânico e a logística de peças forem muito eficientes e o serviço for realizado em 3 horas, teremos um recebimento de R$ 80,00 por hora. Esse valor é estipulado quando dividimos os R$ 240,00 por 3 (horas executadas para realizar o serviço).
São todos os gastos que você tem para comercializar um produto no seu estabelecimento. Podem ser considerados os impostos, as comissões e os custos com publicidade, por exemplo. Esses gastos devem ser levados em conta uma vez que, sem eles, não é possível disponibilizar as mercadorias.
Exemplos de Mão de obra Direta: torneiro, prensista, soldador, cortador, pintor etc. Exemplos de Mão de obra Indireta: Supervisor, encarregado de setor, manutenção, ajudante etc.
A Mão de Obra Direta só pode ser considerada como parte da Mão de Obra realmente aplicada no processo de produção. ... Assim, se esse funcionário trabalha oito horas por dia e dedica apenas quatro horas por dia na fabricação de determinado produto, apenas essas quatro horas serão consideradas Mão de Obra Direta.
O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação.