Assim, a filosofia contemporânea reflete sobre muitas questões sendo que a mais relevante é a "crise do homem contemporâneo". Ela está baseada em diversos acontecimentos. ... Nesse caso, as incertezas e as contradições tornam-se os motes dessa nova era: a era contemporânea.
De um modo geral, a filosofia contemporânea tinha por objetivo produzir uma nova concepção de racionalidade. O pensamento filosófico moderno tinha a razão como uma ferramenta de emancipação intelectual através da reflexão. A racionalidade deveria ser utilizada para que os homens dominassem sua natureza.
A filosofia contemporânea é a maneira de pensar racionalmente desenvolvida desde o final do século XVIII até os dias atuais. A Revolução Francesa é o marco inicial da chamada Idade Contemporânea, da qual a filosofia contemporânea faz parte.
A filosofia torna-se importante na formação do homem, pois ela traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, a busca da verdade e o almejo a um comportamento muito evoluído. Ela também questiona, conscientiza e estimula o homem a pensar a respeito do seu modo de vida.
Razão contemporânea é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. ... A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.