/Dúvidas /Seriam ou serião? A forma correta de escrita é seriam de acordo com a Língua Portuguesa.
O verbo ser sofre variação na expressão "o que seria de", por exemplo: o que seria de nós ou o que seríamos de nós; o que seria de nossas monografias se não fossem as gramáticas ou o que seriam de nossas monografias se...? A expressão não é «o que seria de», mas sim «que seria de», segundo alguns autores.
a) Quando não há sujeito (=referindo-se a tempo ou a espaço), deve concordar com a palavra seguinte: "É uma hora da tarde." "SÃO duas horas da tarde." "SÃO treze horas." "DEVE SER meio-dia e meia." "PODERIAM SER doze horas e trinta minutos." "ERAM dez para as três." "SÃO treze quilômetros até o centro da cidade."
Portanto, se o predicativo é "dia", então é singular. Se é a representação numérica de soma ou "dias", então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
terIndicativoPresentePretérito imperfeitoFuturo perfeito (condicional)tenho tens tem temos tendes têmtinha tinhas tinha tínhamos tínheis tinhamteria terias teria teríamos teríeis teriamConjuntivo / SubjuntivoOutras formasPresentePretérito imperfeitoGerúndioMais 1 linha
Estariam vem do verbo estar. O mesmo que: existiriam, permaneceriam, ficariam, suporiam, haveriam, habitariam, residiriam, condiriam, custariam.
Quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre esse substantivo e o adjetivo necessário. Podem assim ser usadas as expressões: é necessário, é necessária, são necessários e são necessárias.
O correto é "que horas são". As horas não são algo, e sim um estado, logo, não é possível ter um determinado horário, e sim estar em um determinado horário.
Ser e serem são formas do verbo ser no infinitivo pessoal, admitindo flexão em número....Serem e ser: concordância em número