Quais são os tipos de exame de urina?

Quais são os tipos de exame de urina?

Dentre os exames mais comuns realizados na urina estão:

  • Exame de rotina de urina, também designado urinálise, uranálise, análise sumária de urina, urina tipo I ou EAS.
  • Bacterioscopia e Urocultura.
  • Teste de gravidez na urina.
  • Clearence de Creatinina ou Depuração de creatinina.
  • Dosagem do Ácido Vanilmandélico (VMA).

Como saber se tem infecção urinária pelo exame de urina?

Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.

Quantos mL de urina é normal em 24 horas?

Uma pessoa normal armazena cerca de 400 ml de urina até sentir vontade de eliminá-la, mas essa quantidade pode chegar até 1,5 litro.

O que não pode fazer antes do exame de urina?

Geralmente não é necessário qualquer tipo de cuidado especial antes de fazer o exame de urina, no entanto alguns médicos podem pedir que se evite o uso de suplementos de vitamina C, laxantes com antraquinonas ou antibióticos, como o Metronidazol, alguns dias antes, já que podem alterar os resultados.

Como proceder ao exame de EAS?

  • Se as células , deve-se proceder à análise citológica do sedimento urinário, em amostra especificamente colhida para este fim. O exame de EAS apresenta muitos falsos positivos e falsos negativos e, por isso, não dá para se fechar qualquer diagnóstico

Quais são as infecções urinárias?

  • Já as infecções urinárias podem ser dos tipos baixa ou alta. A primeira, também chamada de cistite (que acomete a bexiga, órgão de localização mais baixa), é a infecção urinária comum; já a segunda, conhecida como pielonefrite, é muitas vezes uma complicação da cistite, havendo comprometimento dos rins, situados em posição mais elevada.

Quais são os exames de insuficiência renal?

  • Tratam-se de exames para avaliar insuficiência renal, propensão a formar cálculos, pesquisa de tumores e outras condições suspeitadas pelos médicos. Há ainda o exame chamado urocultura, que é a cultura para isolamento de microrganismos quando há suspeita de infecção urinária.

Quando o exame é feito no tempo certo?

  • Mesmo quando o exame é realizado no tempo certo, o resultado poderá ser falso negativo porque o organismo pode ainda não ter produzido o hormônio hCG em quantidades suficientes para ser detectado. Neste caso, deve-se fazer um novo teste após 1 semana.