Sons naturais
De acordo com os cientistas, os sons da natureza possuem um efeito "restaurador" para nossa mente. E a razão é simples: eles alteram as conexões feitas no cérebro, reduzindo nosso instinto natural de ficar alerta a possíveis ameaças.
SEPARE OBJETOS PARA REPRODUZIR OS SONS DA NATUREZA. RAIO X - PARA REPRODUZIR O SOM DO TROVÃO; VASILHA COM ÁGUA E UM COPO COM ÁGUA - PARA REPRODUZIR O SOM DA CHUVA; VENTILADOR OU SECADOR DE CABELO PARA REPRODUZIR O SOM E A SENSAÇÃO DO VENTO.
As ondas sonoras obedecem aos mesmos fenômenos gerais da propagação ondulatória. Em razão da sua natureza, o som não pode ser polarizado, mas sofre a ação dos outros fenômenos, tais como reflexão, refração, interferência, difração e efeito Doppler.
Ronco e estalos de ossos estão entre os sons que produzimos. ... Todo corpo faz algum tipo de som, e essa variedade vai desde a respiração e a circulação, geralmente mais baixinhos, até estalos de ossos e movimentações dos gases no intestino que todo mundo consegue ouvir.
A temperatura da água é a responsável pela vasoconstrição, ou seja, pelo aumento ou pela diminuição da quantidade de sangue que passa pelos vasos do corpo. Isso equilibra a circulação e melhora as funções orgânicas, tornando o organismo mais resistente às doenças.
MOSTRE PARA A CRIANÇA QUE OS SONS SÃO DIFERENTES, SEPARANDO-OS: TROVÃO UM SOM MAIS FORTE, AGUDO; VENTO UM SOM QUE É MAIS GRAVE, BAIXO E A CHUVA QUE É UM SOM MAIS LONGO, COMO TAMBÉM O SOM DAS ONDAS DO MAR. DIFERENTES SONS. COLOQUE AS FICHAS COM AS IMAGENS DOS "SONS DA NATUREZA" DENTRO DE UMA CAIXA DE SAPATO.
INCENTIVE A CRIANÇA A REGISTRAR SUAS OBSERVAÇÕES. CONFECÇÃO DE ÁLBUM COM FENÔMENOS DA NATUREZA (EXEMPLOS: RELÂMPAGO, CHUVA, ARCO ÍRIS, VENTO, TERRA SECA, TERRA MOLHADA, VULCÃO, NEVE, ÁRVORE, FLOR, SOL, PEDRA, RIO E MAR) COM RECORTES DE REVISTAS, RESERVAR ESPAÇO PARA ESCRITA DOS FENÔMENOS E OS EXPERIMENTOS.