Principais sintomas da monofobia
Ouça em voz altaPausarO que causa a nomofobia A nomofobia é um tipo de vício e fobia que foi surgindo lentamente ao longo dos anos e que está relacionada com o fato de os celulares, assim como outros aparelhos eletrônicos, se terem tornado cada vez menores, mais portáteis e com acesso à internet.
Ouça em voz altaPausarA autofobia é o medo de ficar sozinho, medo da solidão. Além disso, é uma fobia específica do isolamento: a pessoa tem medo de ser egoísta, estar só e isolada. Quem tem essa fobia não está necessariamente sozinho, mas só de pensar que está sendo ignorado ou abandonado é motivo para desencadear os sintomas .
Ouça em voz altaPausarSegundo o site de pesquisa Wikipédia57, em 1991, a Internet também já estava sendo usada por órgãos do governo e instituições educacionais de pesquisa.
Ouça em voz altaPausarAlém do vício e do padrão do sono, a psiquiatra explica que outras consequências da nomofobia podem ser a falta de concentração, problemas de visão (por causa da exposição à tela), sedentarismo, tendinite, problemas na coluna por causa da postura, e até na alimentação.
Ouça em voz altaPausarO uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão. O transtorno já tem um nome: nomofobia, medo de ficar sem o celular. Longe do aparelho, o indivíduo fica ansioso, com a sensação de estar perdendo informações importantes, ou ainda excessivamente entediado.
Ouça em voz altaPausarNomofobia é uma síndrome relacionada à dependência digital, na qual o indivíduo afetado sente um medo irracional de ficar sem acesso à internet ou a aparelhos tecnológicos, como computadores, tablets e, principalmente, smartphones.
Ouça em voz altaPausarOmbrofobia ou Pluviofobia é o medo de chuva – distúrbio de ansiedade bastante comum visto em crianças e adultos. O termo Ombrofobia se origina do grego "ómbros", que significa "tempestade de chuva" e.
Ouça em voz altaPausarA hidrofobia ou aquafobia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional e exagerado de água. A pessoa com essa fobia evita lugares como piscinas, rios, lagos, mares e cachoeiras por medo de se afogar, mesmo quando a água não apresenta perigo.
Ouça em voz altaPausarO termo nomofobia foi criado no Reino Unido, Inglaterra. É proveniente de uma abreviação da expressão no-mobile-phone phobia e foi cunhado durante uma pesquisa realizada pelo UK Post Office (WIKIPEDIA, 2016, tradução nossa).