Os 5 Sinais Flogísticos da inflamação são: Dor, Calor, Rubor, Edema e Perda de função. A inflamação é uma resposta do sistema imunológico do corpo que acontece quando o organismo se encontra frente a alguma lesão, trauma, radiação ou presença de micro-organismos.
Significado de Flogístico adjetivo, substantivo masculino Fluido que os antigos químicos supunham inerente a todos os corpos e que, segundo acreditavam, produzia a combustão ao abandonar esses corpos.
Existem também cinco sinais clássicos do processo inflamatório, chamados de Sinais Flogísticos ou Cardinais. São eles: edema, calor, rubor, dor e perda da função.
Significado de Flogose substantivo feminino [Medicina] Enrubescimento e calor decorrentes de inflamação. Inflamação.
O processo inflamatório ocorre na camada interna da parede vascular e segue associada a sinais flogísticos como dor, edema, vermelhidão e calor, além de poder formar cordão fibroso. As principais complicações envolvem processo infeccioso secundário e formação de trombos no sistema venoso profundo.
O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.
Uma inflamação aguda é uma resposta imunológica que, geralmente, dura apenas alguns dias e é normalmente benéfica para a cura, apesar de ser frequentemente acompanhada por sensações desagradáveis, tais como coceira ou sensação de dor. Acontece quando o sistema imunológico tenta proteger os órgãos de infeções e lesões.
A inflamação é uma resposta à infecção ou lesão tecidual que ocorre para erradicar microrganismos ou agentes irritantes e para potenciar a reparação tecidual.
Existem também cinco sinais clássicos do processo inflamatório, chamados de Sinais Cardinais. São eles: edema, calor, rubor, dor e perda da função. O edema é causado principalmente pela fase exsudativa e produtiva-reparativa, por causa do aumento de líquido e de células.