As condições climáticas são graficamente resumidas por pictogramas. Estas apresentam sol, nuvens, tipo de precipitação, intensidade e trovoadas para o período referido na previsão.
Uma onda de calor ou tempo de canícula é um período prolongado de tempo excessivamente quente, que pode ser também excessivamente úmido.
Se a face da rocha estiver virada para o norte, é provável que esteja muito molhada. Com valores próximos de 100%, pode ser que haja neblina. No verão, previsões de tempo com umidade relativa do ar por volta de valores próximos de 50%, causará desconforto e derrubará o rendimento físico.
Com mais de 100 milhões de downloads, o aplicativo "AccuWeather" é o serviço de clima mais popular para Android. Na verdade, posso dizer ser uma das melhores maneiras de verificar a previsão do tempo no celular.
Esses dois conceitos têm significados diferentes na meteorologia. O tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um período de tempo curto - a onda de frio que deve chegar ao Brasil é um exemplo disso. O clima, por outro lado, é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo.
Uma onda de calor, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), "ocorre quando num intervalo de pelo menos seis dias consecutivos a temperatura máxima diária é superior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência" (IM).
As setas superiores mostram a velocidade do vento e as setas inferiores mostram rajadas de vento. Quanto mais traços na seta, maior a velocidade do vento. A ponta da seta aponta para a direção a que o vento sopra. Por exemplo, se a ponta da seta aponta para o norte, então o vento vem do sul e sopra para o norte.