Pronomes reflexivos (reflexive pronouns)Pronomes pessoais (personal pronouns)Pronomes reflexivos (reflexive pronouns)TraduçãoIMyself-me, a mim mesmo(a)YouYourself-te, -se, a ti, a você mesmo(a)HeHimself-se, a si, a ele mesmoSheHerself-se, a si, a ela mesma
São aqueles que expressam a igualdade entre o sujeito e o objeto da ação. A forma contraída dos pronomes reflexivo (consigo) é obrigatória na construção dos pronomes de 3ª pessoas do singular e do plural. ...
Os Pronomes Reflexivos (Reflexive Pronouns) são usados para indicar que a ação reflexiva recai sobre o próprio sujeito. Nesse caso, o pronome vem logo após o verbo e concorda com o sujeito. Estes pronomes se caracterizam pelas terminações self (no singular) e selves (no plural).
São pronomes pessoais oblíquos que, embora funcionem como objetos direto ou indireto, referem-se ao sujeito da oração. Indicam que o sujeito pratica e recebe a ação expressa pelo verbo.
01) Pronome Reflexivo; O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.
Assim, mediante tal ocorrência, afirmamos que os pronomes assumem a condição de pronomes reflexivos. Confirmemos tal afirmação, pois, por meio dos exemplos em questão: Diante destas ações, tu te condenas cada vez mais. A garota atirou-se nos braços do pai, quando o viu.
a) OBJETO DIRETO REFLEXIVO (função sintática): Acompanha verbo transitivo direto que tenha sujeito animado. Ex.: Ergueu-se, passou a toalha no rosto. Vestiu-se rapidamente, telefonou pedindo um táxi, saiu.
Tônicos: mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas. Os pronomes em questão somente se classificam como reflexivos ou recíprocos – razão pela qual são empregados na voz reflexiva e na voz reflexiva recíproca. São exemplos: Se você não se cuidar poderá ficar doente.
A palavra se será pronome integrante do verbo quando aparecer junto de verbos pronominais, que são os que não se conjugam sem pronome. Por exemplo: suicidar-se, arrepender-se, queixar-se, zangar-se, ater-se, abster-se, etc.
c) Parte integrante do verbo – integra verbos essencialmente pronominais, ou seja, aqueles que necessariamente trazem para junto de si o pronome oblíquo, denotando quase sempre sentimentos e atitudes próprias do sujeito. São eles: queixar-se, arrepender-se, vangloriar-se, submeter-se, dentre outros.