No acaso da fotossíntese o gás carbônico e a água, através da energia solar, quebram suas moléculas e rearranjam-se novamente formando como produto a glicose e o oxigênio.
Além da energia luminosa, para realizar a fotossíntese são necessários dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) como reagentes e os produtos gerados são carboidratos (glicose e sacarose) e gás oxigênio (O2).
Portanto, a glicose e o oxigênio são produtos da fotossíntese e são fundamentais para a sobrevivência dos organismos vivos. ... Portanto, a glicose e o oxigênio são produtos da fotossíntese e são fundamentais para a sobrevivência dos organismos vivos.
O processo da fotossíntese acontece quando a água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta a acaba percorrendo pelo caule até as folhas em forma de seiva, que é chamada de seiva bruta. A folha absorve a luz do Sol através da clorofila, substancia que dá a cor verde das folhas das plantas.
Carboidratos, água e oxigênio.
gás carbônico + água + luz = glicose + oxigênio Quando a luz incide em uma molécula de clorofila, essa absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio.
Como vimos no decorrer do texto, a respiração celular é responsável por liberar energia a partir da glicose, sendo a água e o dióxido de carbono os subprodutos do processo. No caso da fotossíntese, observa-se a utilização de água e dióxido de carbono para a produção de moléculas orgânicas, como a glicose.
Importância da fotossíntese Sendo assim, fotossíntese é um processo essencial para a vida na Terra, já que grande parte dos seres depende direta ou indiretamente como fonte de oxigênio para a respiração e como fonte de alimento (por meio da cadeia alimentar).
Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência.