Princípio ativo é uma substância presente na composição do medicamento oncológico, que é responsável pelo efeito farmacológico. Classificada em função de aspectos como classe química, classe terapêutica, alvo molecular etc.
O princípio ativo é o composto responsável pela ação, ou seja, pelo efeito farmacológico. Está presente em alimentos, plantas e medicamentos, conferindo a estes suas propriedades farmacêuticas.
Insumo farmacêutico ativo: também denominado fármaco, ou simplesmente princípio ativo, é o componente farmacologicamente ativo destinado ao emprego em medicamento.
Por substância ativa entende-se, qualquer substância ou mistura de substâncias destinada a ser utilizada no fabrico de um medicamento e que, quando utilizada no seu fabrico, se torna um princípio ativo desse medicamento, destinado a exercer uma ação farmacológica, imunológica ou metabólica, com vista a restaurar, ...
Dentre as 3.729 formas farmacêuticas de medicamentos genéricos com registros válidos até 19, há 644 diferentes princípios ativos isolados ou em associação.
Substância ativa, f. Substância que apresenta atividade farmacológica ou outro efeito, de forma direta, no diagnóstico, na cura, no alívio, no tratamento ou na prevenção de doenças, ou que afete qualquer função do organismo humano.
Substância ativa é a substância que exerce a ação principal do medicamento. O nome da substância ativa é o primeiro item da ficha e está grafado em vermelho.
São os fármacos que dão origem aos medicamentos, sendo o princípio ativo da forma terapêutica. Seguindo as definições oficiais que regulamentam a área de saúde no Brasil, conforme Portaria ministerial n 3.916/MS/GM do Ministério da Saúde, fármaco é a substância química que é o princípio ativo do medicamento.
Aspirina® contém a substância ativa ácido acetilsalicílico, que pertence ao grupo de substâncias anti-inflamatórias não-esteroides, com propriedades anti-inflamatória (atua na inflamação), analgésica (atua na dor) e antitérmica (atua na febre).