O antraz gastrintestinal varia de assintomático a fatal. Febre, náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia sanguinolenta são comuns. Pode haver ascite. Necrose intestinal e sepse com potencial para toxicidade letal podem ocorrer.
O Staphylococcus aureus é uma bactéria esférica, do grupo dos cocos gram-positivos, freqüentemente encontrada na pele e nas fossas nasais de pessoas saudáveis.
Descrição: Causada pela bactéria Bacillus anthracis. É uma doença infecto-contagiosa de origem animal, conhecida vulgarmente por peste da Manqueira ou mal de ano. Ataca principalmente animais ruminantes herbívoros que pastam em áreas com solo contaminado.
antrax deve imediatamente ser considerado se a coloração de Gram mostrar altas concentrações de bacilos gram-positivos de crescimento em cadeias e em pacientes com necrose da pele. O diagnóstico também pode ser realizado por PCR de vários espécimes como sangue ou líquido pleural mas são poucos disponíveis.
Antraz cutâneo: é a forma menos grave da doença, acontece quando a pessoa entra em contato direto com os esporos da bactéria e pode ser caracterizada pelo aparecimento de caroços e bolhas vermelho-acastanhados na pele que podem se romper e formar úlceras escuras e dolorosas na pele, podendo ser acompanhadas de inchaço, ...
Como as pessoas são contaminadas pelo antraz? A contaminação se dá quando os esporos do antraz entram no corpo humano. Quando isso acontece, os esporos podem ser "ativados". Ao serem ativados, a bactéria pode se multiplicar, propagar-se pelo corpo, produzir toxinas (venenos) e causar uma doença grave.
Obteve-se incidência de algumas cepas bacterianas principais como Salmonella sp, Shigella sp,Staphylococcus sp e Escherichia coli que são causadoras de importantes patologias.
Deve-se ressaltar a incidência principal em 60% das amostras das bactérias Salmonella sp., Shigella sp., Escherichia coli e Staphylococcus sp., incidência de em 40% das amostras da bactéria Enterococcus Fecalis e 20% de presença da bactéria Streptococcus sp.
Carbúnculo ou antraz é uma infeção causada pela bactéria Bacillus anthracis.
O antraz ataca a pele sob a forma de lesões bolhosas e furúnculos. Essa infecção cutânea não é especialmente perigosa, mas a bactéria Bacillus anthracis pode formar esporos capazes de sobreviver quando triturados, desidratados, enterrados ou borrifados e tornam-se ativos quando inalados ou digeridos.