Os quatro maiores em VP agropecuário são: São Desidério-BA, Barreiras-BA, Petrolina-PE e Juazeiro-BA, que concentravam 59%. O Polo de Barreiras-BA apresenta o mesmo tipo de especialização encontrada em São Desidério-BA, mas abriga uma importante produção frutícola (DNOCS, 2013; Codevasf, 2013).
PRINCIPAIS PROBLEMAS DA IRRIGAÇÃO A instabilidade da legislação ambiental e de recursos hídricos ( outorgas); 3. A dificuldade na obtenção de financiamento; 4. A falta de difusão e transferência de tecnologia ao agricultor irrigante; 5. A falta de assistência técnica específica; 6.
Desse modo, a maior área com sistemas de irrigação encontrada no Nordeste e norte de Minas Gerais está localizada na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (DNOCS, 2013; Codevasf, 2013), que apresenta a maior disponibilidade de recursos hídricos na região4, vazão média estimada em 2,85 mil m³/s (ANA, 2011).
A irrigação privada predomina nas regiões povoadas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde ocorre a maior parte do desenvolvimento industrial e agrícola do país.
A cana-de-açúcar é o principal produto agrícola da região, com lavouras concentradas principalmente em Alagoas, Pernambuco e Paraíba (nessa ordem), sendo também importantes os plantios de algodão (Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte), de soja (Bahia, Maranhão), milho, tabaco (Bahia), caju, uva, manga, melão e outros ...
A indústria petrolífera, têxtil, de gesso, de automóveis e de aço são grandes empregadoras na região nordeste e a expansão tecnológica já é uma realidade.
O crescimento da irrigação não pode mais ser fundamentado apenas no aumento do uso de recursos hídricos. O crescimento desejado e possível é cada vez mais dependente dos ganhos de eficiência nos sistemas já existentes. Um dos desafios da agricultura irrigada é a promoção do irrigar com qualidade.
O Sertão, por sua vez, contou, na história do período colonial, com clima e vegetação propícios à produção de gados. ... Isso facilitou o desenvolvimento da agricultura e, assim como o Sertão, da pecuária.
Por motivos relacionado ao clima a região Nordeste semiárida e no norte de Minas de Gerais, sofrem com a irregularidade de chuvas sendo assim marcado pela o restrição hídrica, possuindo terras ricas e férteis com muitos nutrientes.
A região semi-árida nordestina é, fundamentalmente, caracterizada pela ocorrência do bioma da caatinga, que constitui o sertão. O sertão nordestino apresenta clima seco e quente, com chuvas que se concentram nas estações de verão e outono.