Blastulação é o processo de transformação de uma mórula em blástula. Depois que a mórula é formada, suas células (os blastômeros) começam a migrar para a região periférica, formando uma cavidade central chamada de blastocele. Isso ocorre porque as células começam secretar proteínas para o interior da mórula.
Na gastrulação, a blástula sofre mudanças e ocorre a formação dos folhetos embrionários. Essa linha, que torna possível identificar o eixo embrionário do embrião, é formada pelo aumento e migração das células do epiblasto em direção ao plano mediano do disco embrionário. ...
A organogênese é a fase em que ocorre a diferenciação dos folhetos em órgãos. Ela se inicia, nos cordados, com a neurulação, que consiste na formação do tubo neural a partir da ectoderme. ... Em vertebrados, a partir do ectoderma, forma-se a crista neural.
Após a fecundação, diversas etapas ocorrem até que um novo ser seja formado. Logo após a formação do zigoto, ocorre uma etapa denominada de segmentação ou clivagem. ... Na segmentação holoblástica igual ocorre a divisão em toda a extensão do zigoto, e as primeiras clivagens formam novas células de tamanho igual.
O desenvolvimento de um embrião recém-formado pode ser dividido em três fases: a segmentação, gastrulação e organogênese. A formação da blástula ocorre durante o estágio final da segmentação, e é caracterizado pela diferenciação dos blastômeros em estruturas especializadas que auxiliam a sobrevivência do embrião.
A blástula é uma fase inicial do desenvolvimento embrionário que ocorre quando o óvulo fertilizado se divide várias vezes, mas antes que suas células se tornem diferenciadas. Consiste de aproximadamente 128 células que formam uma camada esférica em torno de uma cavidade central cheia de líquido.
Quando o espermatozoide penetra o óvulo, começa um processo de formação do embrião, que se desenvolverá durante a gestação até o parto. ... O trofoblasto contribui para a formação da placenta, e o embrioblasto irá contribuir para gerar o embrião. Nesse processo, é formada a massa interna do blastocisto.