Qual o tratamento de entorse Já no caso de entorses grau 2 e 3, é necessário também imobilizar temporariamente a articulação lesionada. Se houver alguma torção, como entorse no tornozelo, os primeiros socorros são basicamente a imobilização e aplicação de gelo no local machucado até a consulta médica.
O ideal é colocar compressas de gelo, de dez minutos cada, a cada dez minutos. É importante respeitar este intervalo para proteger a pele e as articulações. É recomendado envolver o gelo em algum tecido para evitar danos à pele. Compressas quentes são péssimas, pois pioram o inchaço.
Não force o membro afetado, nem tente movimentá-lo; Faça uma tipoia para impedir a articulação de mexer, utilizando tecido, uma faixa ou um cinto, por exemplo; Aplique uma compressa gelada na articulação afetada; Chame uma ambulância, ligando para o 192, ou vá no pronto-socorro.
Lesões fechadas Há, na verdade, um trauma nas camadas inferiores do tecido, podendo gerar edema, equimoses e hematomas. Na presença desses sinais, o mais indicado é fazer aplicações frias sobre o local para redução do inchaço, da hemorragia e da dor. As lesões fechadas também se beneficiam da imobilização.
Mas isso pode colocá-lo em risco de mais problemas, pois o corpo irá recrutar mais células de defesa e fazer o tornozelo inchar cada vez mais. Se acontecer uma fratura sutil do tornozelo ou alguma lesão de partes moles e continuar se movendo, pode piorar a lesão.
Quando ocorre entorse há uma distensão dos ligamentos, mas não há o deslocamento completo dos ossos da articulação. Basta apenas aplicar gelo ou compressas frias durante as primeiras 24 horas. Após este tempo aplicar compressas mornas. Não esquecer de imobilizar o local como nas fraturas.
Fratura, luxação e entorse são lesões que afetam o sistema esquelético e requerem atenção médica imediata para evitar maiores problemas para o organismo. O sistema esquelético pode ser atingido por diferentes tipos de lesões que podem causar danos à movimentação e até mesmo colocar em risco a nossa sobrevivência.