A auriculoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura. Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico.
O que é auriculoterapia? A estimulação de pontos específicos do pavilhão auricular pode ser a chave para o tratamento de doenças, dores e outros desequilíbrios. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.
A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas. Esta técnica consiste na aplicação de diferentes tipos de agulhas finas, ou sementes de mostarda, em pontos específicos das orelhas.
A acupuntura dói? Cada pessoa experimenta a sensação da colocação das agulhas de modo diferente. As agulhas de acupuntura raramente são descritas como dolorosas, podendo ser rapidamente ajustadas se o paciente experimentar uma sensação dolorosa.
Ponto Zero: sensibilizador dos aparelhos estimuladores e localizadores. Hipocondria. Diafragma: Tosse, depressão com opressão torácica (+ Hélix 6), soluços. Pelve, abdome, glândulas endócrinas, tireoide, hipófise, hipotálamo, subcórtex, suprarrenal (Baço e Intestino).
Dez estudos compararam Auriculoterapia contra terapias farmacológicas, dois estudos auriculoterapia contra não tratamento, um contra tratamento usual e 3 compararam com tratamento falso (sham). PONTOS UTILIZADOS E PRINCIPAIS: Shenmen, Coração e Simpático.
A auriculoterapia apresenta diversas formas de justificar seus efeitos neurofisiológicos e os pontos mais utilizados foram ShenMen, a região somatotópica correspondente e a região da concha cava (estimulação vagal).
A auriculoterapia é uma especialidade da acupuntura e parte essencial da Medicina Tradicional Chinesa. Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema, é um método pouco invasivo, o que vem aumentando a sua aceitação por parte dos pacientes.