Os códigos de barras UPC-A (Universal Product Code ou Código Universal de Produto) são usados no varejo, assim como o EAN-13, mas são mais utilizados no Canadá e nos Estados Unidos. Ele contém 11 dígitos de dados e um de verificação, portanto têm 12 dígitos.
Por exemplo, se o seu boleto vence em 13, o código indicador deve ser 5676. Caso este número seja 0000, o documento não possui uma data de vencimento. Já os 10 últimos indicam o valor do documento. Por exemplo, para o pagamento de um boleto de R$ 150,75, o final do boleto será 0000015075.
O código de barras pode ser definido como uma representação gráfica de uma sequência de números que fica localizada logo abaixo dele. Cada produto possui um código diferente, o que faz com que ele funcione como uma identidade, ou seja, não existe o mesmo número para dois produtos diferentes.
Ele é composto de 13 dígitos: os 3 primeiros representam o país (o Brasil é 789), os 4 seguintes representam o código da empresa filiada à EAN, os próximos 5 representam o código do item comercial dentro da empresa.
Código de barras é um termo que vem do inglês barcode e significa a representação em imagens de dados que podem ser números ou letras. Existem vários tipos de códigos de barras como EAN-13 (GTIN-13), DUN-14 (ITF-14), UPC, QR Code e Databar.
Aparentemente simples, os códigos de barra na verdade escondem um sistema organizado de classificação, criado a partir de combinações numéricas representadas pelas famosas listras nas etiquetas. O princípio por trás dos códigos de barra é o mesmo da computação em geral: o código binário.
O código de barras nada mais é do que a representação gráfica da sequência de algarismos que vem impressa logo abaixo dele. A vantagem das barras é que elas podem ser identificadas rapidamente, e sem risco de erros, por aparelhos portáteis de leitura óptica, como os usados pelos caixas de supermercado.
7 passos de como criar código de barras para produtos
O leitor de código de barras, também chamado de scanner, emite um feixe de luz vermelha que percorre as barras, fazendo o seu reconhecimento por meio da cor — ou pela ausência dela. No caso das barras pretas, o leitor absorve a luz e, nas barras brancas, ele reflete.
Código de barras: representação gráfica dos dados contidos no boleto. Pode ser lido por um sensor. Linha digitável: número correspondente ao código de barras e que passa as mesmas informações.