A ATM se movimenta em três direções; mo- vimento para cima e para baixo, resultando na abertura e fechamento da boca; realiza movimento de protrusão e retrusão e de lateralidade; durante estes movimentos ocorre a rotação e translação mandibular.
Movimentos limites ou bordejantes Durante a abertura da boca, movimentos laterais e para frente são controlados pela forma dos ossos e pela ação dos músculos e ligamentos, enquanto o ponto final do movimento de fechamento da mandíbula é controlado pela oclusão dos dentes.
O ligamento estilomandibular se origina do processo estiloide e se insere no ângulo da mandíbula. Ele é responsável por permitir a protrusão da mandíbula.
Durante os movimentos excursivos da mandíbula (lateralidade direita e esquerda e protrusão) os dentes anteriores protegem os posteriores.
A articulação temporomandibular é a articulação da mandíbula com o crânio, especificamente o processo côndilar da mandíbula com o osso temporal.
A ATM é estruturalmente classificada como sinovial do tipo bicondilar, formada pela junção do côndilo mandibular com a fossa manipular do osso temporal. Entre esses dois ossos existe o disco articular, incorretamente chamado de menisco, formado por fibro-cartilagem não contendo vasos sangüíneos e nem fibras nervosas.
Como o movimento de lateralidade apresenta uma combinação de deslocamento condilar lateral e protrusivo, é objetivo deste trabalho verificar as diferenças do ajuste do articulador semi ajustável, a partir de duas posições iniciais diferentes, relação cêntrica e máxima intercuspidação, na utilização de registros ...
DIAGRAMA DE POSSELT O Diagrama de Posselt, nada mais é a representação esquemática dos movimentos bordejantes da mandíbula no plano sagital ou médio.
Disco articular Seu objetivo é proteger e possibilitar o contato das superfícies ósseas da articulação durante a movimentação da mandíbula. Ainda tem a função de amortecer os choques e regular os movimentos.
Tem a função de absorver os impactos da movimentação da mandíbula. O disco articular é uma lâmina fibro cartilaginosa de forma elíptica situada entre o côndilo da mandíbula e a fossa mandibular do osso temporal, dividindo a cavidade articular em dois compartimentos.