O titânio, o nióbio e o tântalo não são chamados metais nobres, apesar de serem muito resistentes à corrosão.
São chamados de metais preciosos (ou metais nobres) o ouro, a prata e os metais do grupo da platina. Estes compreendem platina, paládio, ródio, rutênio, irídio e ósmio.
A diferença entre os metais nobres e os metais não-nobres é que os metais nobres não oxidam, e os metais não-nobres, sim. Na joalheria, os metais nobres Ouro (Au), Prata (Ag), Paládio (Pd), entre outros, são muito resistentes à corrosão e oxidação. Já o Cobre (Cu) presente nas ligas dos metais, oxida.
Sendo que os Metais Nobres são aqueles menos reativos que o hidrogênio: Cobre (Cu), Mercúrio (Hg), Prata (Ag), Platina (Pt) e Ouro (Au). Essa classificação se baseia em reações de deslocamento, que são aquelas que ocorrem graças aos elementos mais reativos.
O ouro é um dos metais mais nobres, bem no fim da fila, tanto que, em condições normais, ele não reage com o oxigênio e assim não se oxida. Por isso, encontramos o ouro na natureza como metal, sem estar ligado a outros elementos.
Metais nobres são elementos químicos que apresentam uma menor reatividade quando comparados a outros elementos químicos de natureza metálica. O ferro, por exemplo, reage facilmente com o oxigênio, o que não acontece com o elemento ouro. Por esse motivo, o ouro é considerado mais nobre que o ferro.
Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.
Metais nobres são elementos químicos cujos átomos apresentam grande dificuldade de reagir quimicamente com outros elementos. O ferro, por exemplo, reage facilmente com o oxigênio, o que não acontece com o elemento ouro. ... Por esse motivo, o ouro é considerado mais nobre que o ferro.
Entre os metais dados, o magnésio apresenta o maior poten- cial de oxidação (Eº(Mg/Mg2+) = +2,37 V).
Entre os tipos de aço inoxidável, existem aqueles mais resistentes, que não se oxidam tão facilmente: são o aço 304L e o aço 316L. ... O aço inoxidável 316L, por sua vez, apresenta baixo teor de carbono, gerando maior resistência à oxidação.