Samba
Música da América Latina
Pagode/Gênero Musical
O que é pagode no Brasil?
Nascido no fundo dos quintais das casas do Centro e do subúrbio carioca, o pagode é um gênero musical que surge como uma reação popular contra a maciça ocupação dos meios de comunicação por ritmos alheios à cultura nacional.
Quais são os instrumentos musicais do samba?
Sua instrumentação tradicional é composta por instrumentos de percussão como o pandeiro, a cuíca, o tamborim, o ganzá e o surdo e de acompanhamento – cuja inspiração é o choro – como o violão e o cavaquinho.
Qual melhor instrumento para pagode?
Instrumentos do samba: quais são?
– Violão. O violão é o instrumento perfeito não só no show de samba como em vários outros ritmos musicais. ...
– Pandeiro. Oriundo da África oriental, o pandeiro é um instrumento de percussão completo.
– Surdo. ...
– Tamborim. ...
– Tan-tan. ...
– Cuíca. ...
– Frigideira. ...
– Reco-reco.
Como se dança o pagode?
O pagode apresenta diferenciações nítidas do samba. Tem andamento mais ligeiro, agressivo, além de introduzir o repique de mão criado pelo músico Ubirany, do grupo Fundo de Quintal, o tantã (criado pelo músico e compositor Sereno, do grupo Fundo de Quintal) e o banjo com braço de cavaquinho (criado por Almir Guineto).
Qual foi o primeiro grupo de pagode a ser formado *?
Foi somente em 1978 que o pagode começou a aparecer nos meios de comunicação como manifesta cultural, quando os cantores Tim Maia de Beth Carvalho visitaram a quadra do Cacique de Ramos e lá, descobriram um grupo conhecido como Fundo de Quintal, que misturava ritmos africanos e fazia um som diferente.
Qual a importância do pagode?
Antecedentes. Antigamente, pagode era considerado como festa de escravos nas senzalas de escravos negros e quilombos. Em meados do século XIX, o termo passou a designar reuniões para se compartilhar amizades, música, comida e bebida.
Quais as características do pagode?
As principais características do pagode então são instrumentação (violão, cavaquinho, banjo, contrabaixo e até guitarra, teclado, bateria, percussão com pandeiro de náilon, repique de mão, tam-tam, rebolo), tonalidades agudas – voz muito melodiosa, temáticas românticas e humoradas, dança coreografada e visual chamativo ...
Qual o significado do termo pagode?
Inicialmente, era associado às festas que aconteciam nas senzalas e, mais tarde, se tornou sinônimo de qualquer festa regada a bebidas alcoólicas e cantoria. Com o passar do tempo, o termo "pagode" começou a ser usado como sinônimo de samba, por causa de sambistas que se valiam deste nome pra suas festas, ou, seus pagodes.
Qual a diferença entre o pagode e o rio?
O músico Jonga Cunha, que é autor de Por Trás dos Tambores, livro sobre os bastidores do axé music, tem uma teoria sobre a diferença entre o pagode baiano e o do eixo Rio-São Paulo. "O pagode do Rio é um pouco mais lento, o nosso é mais dançante por influência do samba de roda, da conga e dos cânticos do candomblé.
Qual a origem do termo pagode no Rio de Janeiro?
A partir do surgimento de nova geração de sambistas no Rio de Janeiro nos anos oitenta, oriunda desses pagodes e que inovaria a forma de se fazer samba, o termo "pagode" batizar espontaneamente o novo estilo musical derivado do samba. Antigamente, pagode era considerado como festa de escravos nas senzalas de escravos negros e quilombos.
Quando surgiram os primeiros grupos de pagodes no Brasil?
Grande parte dos especialistas nesse tipo de gênero musical que tem o selo nacional os primeiros grupos de pagodes surgiram no Rio de Janeiro, nos primeiros anos da década de oitenta do século XX, quando o Brasil estava aumentando a industrialização, embora a desigualdade social aumentasse na década conhecida como perdida sob a ótica econômica.