Para preparar uma areia movediça em sala de aula ou em casa serão necessários poucos materiais:
Em outro pote, coloque duas colheres de sopa de cola. No pote que está a cola, acrescente apenas uma colher de café da mistura água e bicarbonato de sódio. Misture a cola com a areia. Está pronto!
É bem fácil fazer oobleck em casa: coloque duas xícaras de amido de milho numa tigela e, aos poucos, vá acrescentando água (cerca de uma xícara) até criar uma mistura que se assemelha a uma massa de panqueca. Este é um bom exemplo de "fluido não-newtoniano".
Isto acontece porque quando se mistura o amido e a água, as partículas de amido vão ocupar os espaços vazios das partículas de água. Quando apertamos e esprememos a mistura, as partículas de água e de amido vão ficar muito juntas e a mistura ganha o aspeto de um sólido duro e seco.
Trata-se de uma mistura de óleo e farinha que resulta num material de textura maravilhosa! Para fazer esta areia caseira, você vai precisar de farinha e óleo. Se quiser um resultado que possa ser levado a boca, use óleo de cozinha. Se preferir uma areia cheirosa, use óleo Johnson.
Basta separar uma medida de óleo e oito medidas de farinha de trigo. Um exemplo de proporção é o uso de oito xícaras de farinha para uma de óleo. Coloque estes dois materiais em uma travessa e misture, até ficar com um aspecto parecido com areia.
No post do kidsactivitiesblog.com, a proporção é de 8 xícaras de farinha para uma de óleo. Já eu fiz uma proporção de 2 xícaras de farinha e 2/3 de xícara de óleo. Fiz esta escolha porque a Gabi ama brincar de massinha e achei que a consistência parecida iria deixar a atividade mais interessante.
pra fazer essa simples massinha de dois ingredientes, você precisa de condicionador (pode ser vencido mesmo ou aquele que você não usa) e amido de milho (maizena). comece com proporções iguais e acrescente mais amido de milho conforme a necessidade. se ficar esfarinhento, molhe ou adicione mais condicionador.
Um fluido não newtoniano é um fluido cujas propriedades são diferentes dos fluidos newtonianos, mais precisamente quando a tensão de cisalhamento não é diretamente proporcional à taxa de deformação. Como consequência, fluidos não newtonianos podem não ter uma viscosidade bem definida.
Se isso acontecer, significa que seu experimento está dando certo, porque o "líquido que quer ser sólido" (ou fluido não newtoniano) funciona assim mesmo. Quanto mais força estiver sendo exercida sobre ele, mais próximo do estado sólido ele fica.