Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. ... Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.
São características essenciais do texto lírico em qualquer época literária a subjetividade, a centralidade no sujeito poético, que busca exprimir-se e revelar-se poeticamente, e o uso do verso.
As principais características do gênero épico são a presença de narrador, personagem heroico, enredo, tempo e espaço. Além disso, o poema épico apresenta proposição (ou prólogo), invocação, dedicatória, narração das aventuras do herói e conclusão (ou epílogo).
O Gênero Lírico é um dos três gêneros literários, ao lado do gênero dramático e épico. No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa. ...
O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".
O gênero épico é um texto literário que apresenta aventuras heroicas e eloquentes baseadas na história cultural dos povos. O narrador épico pode construir a narrativa tanto em versos quanto em prosa. E quando o texto épico é escrito em versos chama-se versos épicos e quando escrito em prosa chama-se de narrativa épica.
Na Bíblia encontramos diversos gêneros literários e figuras de linguagem em abundância. Quanto aos gêneros literários podemos mencionar Evangelhos, Epístolas, Profecia, Parábolas, Apocalipse, Salmos, Narrativas do Antigo Testamento, Leis, Sabedoria, Poesia, Atos, dentre outros.