Os instrumentos contundentes produzem os seguintes ferimentos: R. Escoriações e equimoses. A ação que caracteriza o instrumento contundente é: R. A pressão sobre uma superfície do corpo da vítima.
Os instrumentos perfuro-contundentes são aqueles que perfuram e contundem ao mesmo tempo. Em verdade, eles atuam por mecanismos mais perfurantes do que contundentes. ... A ação dos instrumentos perfuro-contundentes ocorre da seguinte maneira: inicialmente os tecidos são amassados e afastados por ação de sua ponta.
2 cabal, categórico, claro, concludente, conclusivo, convincente, crucial, decisivo, definido, definitivo, esmagador, final, finalizador, imperativo, inapelável, incisivo, incondicional, indiscutível, inegável, irrefutável, peremptório, preciso, raso, rotundo, taxativo, terminante.
Equimose. Trata-se de lesão que se traduz por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. Para que ela se configure, é necessário a presença de um plano mais resistente abaixo da região traumatizada e de rotura capilar, permitindo, assim, o extravasamento sanguíneo.
As feridas contusas são lesões abertas. Esta arrebentação atinge a derme (camada abaixo da epiderme ou pele) e possui várias graduações, desde as lesões mais leves até as lesões lácero- contundentes.
Resposta: Sim Segundo: qual o instrumento ou meio que produziu a ofensa. Resposta: Instrumento contundente. Terceiro: Se foi produzida por meio de veneno, fogo, explosivo, asfixia ou tortura, ou por outro meio insidioso ou cruel.
Os materiais perfurocortantes são objetos com partes rígidas ou agudas que possuem fios de corte capazes de perfurar ou cortar, como agulhas, lâminas, pinças, seringas, vidros, entre outros.
Os instrumentos cortantes agem por meio de pressão e deslizamento, de forma linear ou oblíqua, sobre a pele ou tecido dos órgãos. Os melhores exemplos são as lâminas de barbear, as navalhas e o bisturi. As facas, quando atuam pelo deslizamento da lâmina, podem ser consideradas como instrumentos cortantes.