Esquemas cognitivos: são estruturas mentais que as pessoas criam desde crianças acerca de si mesmo, das pessoas, do mundo, etc. ... Os esquemas são compostos de padrões fixos e enraizados, memórias implícitas e explícitas e emoções ligadas a esses padrões e memórias.
Terapia do esquema é um modelo de psicoterapia cognitiva desenvolvida por Jeffrey Young focalizado no tratamento de diversos transtornos de personalidade. A terapia do esquema tem por objetivo mudar a forma de encarar, interpretar e reagir aos estímulos, que ele chama de esquema.
O esquema de subjugação diz respeito às pessoas que apresentam passividade e dificuldade de expressão das opiniões e necessidades. Assim, podem não ter desenvolvido estratégias de negociação por estas exigirem assertividade e também expressão das necessidades que devem ser atendidas pelo companheiro.
Os esquemas são padrões de sentimentos, percepções e ações da pessoa em relação às situações da vida. ... No caso de um paciente com esquemas disfuncionais, as emoções e reações negativas se perpetuam sem que a pessoa perceba ou saiba de onde surgiram.
Existem muitos tipos de esquemas, incluindo esquemas de objeto, pessoa, social, evento, papel e self. Os esquemas são modificados à medida que obtemos mais informações. Esse processo pode ocorrer por assimilação ou acomodação.
A Terapia dos Esquemas surgiu em 1990 para tratar pacientes com transtornos de personalidade ou transtornos mais severos e arraigados.
Ao longo das últimas quatro décadas, as terapias cognitivo-comportamentais (TCC) foram gradualmente se estabelecendo como abordagens terapêuticas eletivas em diferentes transtornos mentais. ... Logo a seguir é apresentada uma distinção entre esquema e crença, a partir da abordagem de um dos fundadores das TCC, Aaron T.
2.1 Características do esquema
Um esquema muito comum é o de subordinação. Nesse caso, a sequência lógica das ideias do texto são enumeradas. Por exemplo: ... Se o seu objetivo é ler um texto para apresentar uma palestra ou um trabalho, você pode resumir o texto e depois esquematizá-lo, ou fazer esse processo simultaneamente.