Sabe-se que uma rede sociotécnica não se baseia na reunião de recursos e informações, mas principalmente na reunião de indivíduos, num coletivo híbrido (Latour, 1994). Essa rede deixa de ser apenas um agrupamento de pessoas (Ayres, 2001) quanto mais participativos e colaborativos se tornarem seus integrantes.
A abordagem sociotécnica recomenda que o indivíduo deve ser o elemento-base sobre o qual o trabalho precisa ser organizado. O paradigma sócio-técnico é confirmado por meio do conceito de Ecologia da Informação, proposto inicialmente por Davenport (1998).
A teoria sociotécnica fundamenta-se em dois princípios fundamentais: Um deles é de que a interação de fatores sociais e técnicos cria as condições para o sucesso (ou fracasso) do desempenho organizacional. ... Designados ou não, ambos os tipos de interação ocorrem quando elementos sócio-técnicos são colocados em ação.
OS FUNDAMENTOS DA ESCOLA SÓCIO-TÉCNICA Ela é formada por dois subsistemas: o subsistema técnico - que são as máquinas, equipamentos, técnicos etc. -e o subsistema social - que são os indivíduos e grupos de indivíduos, seus comportamentos, capacidades, cultura, sentimentos e tudo de humano que os acompanha.
Para finalizar lembramos que o estudo de sistemas de informação deve sempre contemplar as três diferentes perspectivas sugeridas pela abordagem sociotécnica: organizações, pessoas e tecnologias. Dessa forma haverá melhores condições para garantir o sucesso dos sistemas de informação nas organizações.
Entre as principais contribuições da abordagem sociotécnica, cabe destacar, segundo Melo (1997), a proposta de criação de grupos semi-autônomos, que incorporam os princípios já mencionados. Os conceitos atuais de equipes de trabalho e empowerment, amplamente difundidos atualmente, têm suas raízes nessa proposta.
O estruturalismo está voltado para o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de o todo ser maior do que a soma das partes são as características do estruturalismo.
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional visa compreender os ambientes internos e externos, decidir quais mudanças poderão ser realizadas e quais são os impactos dessas mudanças e junção das metas da empresa com as necessidades de seus empregados.
Sociotécnica refere-se à inter-relação dos aspectos sociais e técnicos de uma organização. A teoria sociotécnica fundamenta-se em dois princípios fundamentais: Um deles é de que a interação de fatores sociais e técnicos cria as condições para o sucesso (ou fracasso) do desempenho organizacional.
Visão Geral. Sociotécnica refere-se à inter-relação dos aspectos sociais e técnicos de uma organização. A teoria sociotécnica fundamenta-se em dois princípios fundamentais: Um deles é de que a interação de fatores sociais e técnicos cria as condições para o sucesso (ou fracasso) do desempenho organizacional.