"Não terás outros deuses diante de mim" (Êxodo 20:3). ...
"Não farás para ti imagem de escultura" (Êxodo 20:4). ...
"Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão" (Êxodo 20:7).
"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar" (Êxodo 20:8).
"Honra a teu pai e a tua mãe" ( 20:12). ...
"Não matarás" (Êxodo 20:13).
Qual é a diferença entre a Lei e os mandamentos?
Os "Dez Mandamentos" são a síntese da Torá. Os Dez Mandamentos escritos em hebraico têm a sua origem Divina. A Lei é para todos os tempos e se constitui no elemento através do qual Deus governa o povo de Israel servindo como elemento distintivo entre os hebreus e outros povos (gentios).
Qual é o nono mandamento?
Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença".
Qual é o nome de Dez Mandamentos?
Dez Mandamentos ou Decálogo ("dez palavras"), é o nome dado ao conjunto de leis que, segundo a Bíblia, foram escritas diretamente por Javé e entregues a Moisés ...
Qual o mandamento mais importante de todos?
A Bíblia revela um episódio onde Jesus é interrogado a respeito do mandamento mais importante de todos. Jesus respondeu que o mais importante é: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento" (Mateus 22:37). O segundo mais importante é: "Ame o seu próximo como a si mesmo" (Mateus 22:39).
Qual a origem dos mandamentos na Bíblia?
Dependendo de cada tradição religiosa, os mandamentos podem ser numerados e interpretados de forma diferente. Os estudiosos contemporâneos veem prováveis influências em leis e tratados hititas e mesopotâmicos . A primeira aparição dos mandamentos na Bíblia é em Êxodo 20:1-17, em que Deus os dita diretamente a Moisés no Monte Sinai.
Quais são os mandamentos de Deus?
Para Jesus, toda a Lei de Deus resume-se no mandamento do amor a Deus e ao próximo: "Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o maior e o primeiro dos mandamentos.