A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa "alma" e logia que significa "estudo de".
Entre os principais objetivos da psicologia estão descrever, explicar, prever e melhorar o comportamento humano. O trabalho dos psicólogos é altamente variado, mas todos compartilham um objetivo primordial. Esse objetivo é ajudar as pessoas a terem uma vida melhor.
substantivo masculino Aquele que se especializou em psicologia, ciência que se dedica ao estudo dos processos mentais, da maneira de agir do indivíduo e de suas implicações num meio social ou físico.
É um neologismo incorporado em 1590 nos trabalhos do teólogo alemão Felipe Melanchthon, baseado sobre os elementos gregos: psycho-, para referir à alma, e -logía, por logos, para determinar o estudo ou ciência.
A psicologia parte do princípio de que o comportamento se origina de uma série de fatores distintos: variáveis orgânicas (disposição genética, metabolismo, etc.), disposicionais (temperamento, inteligência, motivação, etc.)
Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.
A terapia possui, entre outros objetivos, tratar ou aliviar os sintomas debilitantes dos transtornos mentais. Com base neste dado, porém, pode-se assumir que poucas pessoas buscam os tratamentos disponíveis. É mais do que necessário falar sobre terapia hoje.
Psicóloga é o feminino de psicólogo.
psicólogoTraduções principaisInglêsPortuguêspsicanalista sm, sf Ex. "menino, menina", "ator, atriz".psych ninformal, abbreviation (psychologist)psicólogo sm Ex. "ator", "menino", etc. Aqui encaixam-se também os substantivos compostos compostos. Ex. "carrinho de mão", "guarda-chuva", etc.psiquiatra smf Ex. "estudante".
O termo psicologia foi encontrado pela primeira vez em livros filosóficos do século 16. Foi formada de duas palavras gregas: 'psique' (alma) e "logos" (Doutrina).