Possui ação antioxidante porque é rico em vitamina E, que ajuda a diminuir a incidência de doenças degenerativas, como o câncer, as doenças cardiovasculares, inflamações, disfunções cerebrais e a retardar o envelhecimento precoce.
O fruto biri-biri pertence à família das Oxalidacae, espécie Averrhoa bilimbi. Este fruto tem um alto conteúdo de oxalato solúvel e é utilizado na culinária, na produção de picles, geleias, e como tratamento para algumas doenças como hipertensão, diabetes e hiperlipidemia.
O limão-japonês não possui apenas um aroma marcante, mas também oferece vários benefícios a saúde. Assim o fruto possui três vezes mais vitamina C do que os limões comuns, assim como muitas fibras. Desta forma ela ajuda a diminuir a absorção da glicose além de reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue.
Onde encontrar o Biri-biri? O Biri biri é facilmente encontrado em quintais e pomares das casas, muito popular entre os baianos que o utilizam de todas as maneiras; em feiras livres e mercados municipais e em sites que comercializam mudas e plantas.
Esse fruto, também rico em oxalato, é muito conhecido na região como 'biri-biri' ou 'azedinha', isso porque seu teor de ácido oxálico pode eventualmente produzir cálculos renais em indivíduos mais sensíveis e poderia predispor aos efeitos neurotóxicos da caramboxina.
Miraculina Miraculina – Wikipédia, a enciclopédia livre.
O consumo do limão japonês é indicado para:
Na alimentação é consumido em forma de cubos ou rodelas ou tiras cristalizadas na decoração dos panetones pelos Italianos e como aromatizante em geleias. Na India é considerado o melhor remédio contra enjoos, como sedativo, em problemas respiratórios e intestinais e usado em conserva de pickles.
Muda De Biribiri | MercadoLivre.com.br.
Malásia Biri-biri (Averrhoa bilimbi) é de origem asiática, mais especificamente da Malásia. Bastante apreciado pelas pessoas dessa região. No Brasil ele é encontrado mais facilmente nas regiões norte e nordeste. Ele é conhecido popularmente como limão-de-caiena, azedinha e bilimbim.