Resumo da notícia
Informação nutricional da bananaComponentes100 g de bananaVitamina B60,29 mgVitamina C10 mgFolatos14 mcgPotássio430 mg
Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, é a da terra. Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã", revela a nutricionista Adriana Ávila.
Confira onze benefícios das bananas para a saúde
Esta fruta contém muito açúcar. O consumo excessivo de bananas pode aumentar o risco de desenvolver diabetes . Se você estiver tomando medicamentos, é importante consultar seu médico antes de equilibrar sua dieta com bananas . Comer muitas bananas pode causar diarréia, gases, inchaço e outros problemas digestivos.
A banana é uma ótima opção, pois ainda tem potássio, mineral que participa da produção de glicogênio (reserva de energia do músculo). Quanto e quando consumir: uma banana por dia, antes ou após o treino, quando deve ser associada a uma proteína (iogurte, queijo).
Possui o cálcio, as vitaminas A, C (ambas geram energia), B1, B2, B6 e B12 – que acalmam o sistema nervoso-, o magnésio, o ferro – que estimula a produção de hemoglobinas, ajudando quem sofre de anemia -, o ácido fólico, os açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) que com a junção das fibras também geram energia ...
Depende da variedade. A banana nanica ajuda a soltar o intestino, enquanto a prata e a maçã prendem.
Isso porque o excesso da fruta desacelera o trato gastrointestinal (o que pode ser sentido com prisão de ventre). Em casos extremos, você pode até mesmo correr o risco de toxicidade de potássio (embora este seja mais possível de acontecer em crianças). A recomendação é não comer mais do que duas bananas por semana.
Banana: se você comer bananas quando estiver de estômago vazio, vai aumentar o nível de magnésio no sangue.