8 benefícios do exercício físico comprovados pela ciência
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.
Do início ao fim da prática, o corpo vai reagir de alguma forma com a atividade física. Atingindo inúmeros objetivos, a prática pode ajudar na queima de calorias, definição muscular, ganho de massa magra e a liberação de hormônios e neurotransmissores que auxiliam no bem-estar.
Praticar esporte ou exercitar-se significa reduzir a depressão, a ansiedade e as perturbações neurovegetativas, além de manter o peso, a pressão arterial e o colesterol dentro dos níveis da normalidade. A capacidade física fica maior, resultando em menor esforço físico para executar determinada tarefa.
Confira os principais benefícios da prática regular de exercícios e motive-se para dar início a uma atividade: 1) Exercício ajuda a diminuir e controlar o peso. 2) Diminui o risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade. 3) Melhora os níveis de colesterol sanguíneo.
A atividade física melhora o condicionamento muscular e também cardiorrespiratório. A atividade física provoca uma série de mudanças no organismo, tais como o ganho de massa muscular, que está diretamente relacionado com a melhora da autoestima. A atividade física é importante para o controle de peso.
Conforme nos exercitamos, o coração começa a bombear mais sangue oxigenado para os músculos. Aí, a frequência cardíaca aumenta — o coração bate mais vezes por segundo para garantir a distribuição de oxigênio por todo o corpo. Os vasos sanguíneos se alargam, facilitando a passagem do sangue.
Como qualquer outro músculo, o coração responde à tensão do treino, ficando mais forte. Assim, sem exercício, você não está fornecendo o estímulo que coração precisa para ficar mais forte, e isso pode piorar sua saúde.