João e Filipe aparecem apenas como figurantes. Entretanto, não são os atos desses apóstolos que achamos no livro, mas antes a história da difusão do Evangelho, de Jerusalém até Roma, pela acção do Espírito Santo . O livro pode ser dividido em duas partes: o período das missões locais e o período das missões estrangeiras:
Qual é o significado da palavra Atos?
Aquele que busca manter a paz e a tranquilidade interior. O nome Atos surgiu do grego Áthos. Acredita-se que o termo foi derivado da palavra thoós cujo significado literal é "agudo".
O que o livro de Romanos nos ensina?
A Epístola aos Romanos é a carta mais longa escrita pelo Apóstolo Paulo, além de ser considerada por muitos como a mais grandiosa. Ela contém a mais completa explicação de Paulo sobre a doutrina da justificação pela fé em Jesus Cristo, e não pela obediência à lei de Moisés.
Qual o título dos Apóstolos?
O título Atos dos Apóstolos ( grego Πράξεις ἀποστόλων [Práxeis Apostólon]) não fazia parte do texto original. Foi usado pela primeira vez por Ireneu no final do século II.
Quais foram os acontecimentos descritos em atos?
Os acontecimentos descritos em Atos ocorreram dentro de um período de 30 anos (cerca de 30–62 d.C.) e têm como foco principal o ministério de Pedro (ver Atos 1–12) e de Paulo (ver Atos 13–28 ). Sem o livro de Atos, nosso conhecimento do início da história da Igreja seria limitado às poucas epístolas do Novo Testamento.
Quando foi escrito o livro de atos?
A tradição desde os primeiros dias da igreja tem sido que Lucas, um companheiro do apóstolo Paulo, escreveu tanto Lucas como Atos (Colossenses 4:14; 2 Timóteo 4:11). Quando foi escrito: O livro de Atos foi provavelmente escrito entre 61-64 dC. Propósito: O livro de Atos foi escrito para fornecer uma história da igreja primitiva.