O advérbio é um termo modificador que, de maneira independente, expressa uma circunstância (de lugar, de tempo, de modo, de intensidade, de condição, dentre outras) e desempenha na oração a função de adjunto adverbial.
Quando usar advérbio de tempo?
Para montar uma sentença em que se pretende dizer quando algo aconteceu, acontece ou acontecerá, usamos os advérbios de tempo, que podem ser: first (primeiramente), late (tarde), early (cedo), eventually (finalmente), soon (em breve), forever (para sempre), tomorrow (amanhã), yesterday (ontem), today (hoje), lately ( ...
Quais são os advérbios?
Advérbios são a classe de palavras que acompanham o verbo, sendo capazes de modificar o seu sentido e exercendo a função de adjunto adverbial. O advérbio também pode se referir a outro advérbio, tendo a função de intensificá-lo, a um adjetivo ou a uma fala inteira.
Qual a função do advérbio?
Advérbio é toda palavra que exerce a função de adjunto adverbial, isto é, que acompanha o verbo e tem a capacidade de modificar o seu sentido. Os advérbios podem ser classificados em advérbios de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, negação, tempo, intensidade, ordem exclusão e inclusão.
Quais são as variáveis do advérbio?
Destas, seis são variáveis, já que podem ser flexionadas em gênero, número, grau, pessoa e tempo, são elas: artigo, adjetivo, pronome, numeral, substantivo e verbo. Nosso objeto de estudo, o advérbio, está entre as quatro classes gramaticais cujas palavras são chamadas de invariáveis: advérbio, conjunção, interjeição e preposição.
Quais são os advérbios de dúvida?
Alguns advérbios de dúvida são: "talvez", "quiçá", "porventura" e palavras que expressem dúvida acrescidas do sufixo -mente, como "possivelmente" e "provavelmente". Quiçá chova hoje. Nós talvez venhamos à sua festa.