Educação Infantil: coordenação motora
Coordenação Motora Geral – Faz com que o indivíduo consiga dominar seu próprio corpo e controlar todos os movimentos. É essencial para andar, pular e realizar outros exercícios do tipo. ... Coordenação Motora Fina – Relaciona-se com atividades que exigem muita precisão, envolvendo músculos menores.
Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. Podemos perceber uma boa coordenação motora verificando a agilidade, velocidade e a energia que se demonstra. Ex.: andar, pular, rastejar, escrever, rolar, etc.
A coordenação motora permite-nos realizar os mais diversos movimentos coordenados e pode ser classificada de duas formas: coordenação motora grossa e coordenação motora fina. ... A velocidade e a agilidade com que a pessoa responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.
A coordenação motora pode ser classificada em dois tipos: coordenação motora grossa e coordenação motora fina.
Enquanto a coordenação motora global ou grossa envolve os grandes músculos do corpo e é responsável pelos movimentos de maior amplitude, como saltar, correr, sentar, subir escadas e até dançar, a coordenação motora fina envolve os músculos mais pequenos do corpo, em particular os músculos das mãos, dos dedos, bem como ...
Coordenação motora relaciona-se com a nossa capacidade de realizar movimentos articulados como pular, pintar, escrever, correr e manipular pequenos objetos. ... É graças a ela que somos capazes de andar, correr, escrever, pular, pintar e desenhar.
A coordenação motora fina trata dos movimentos realizados pelas mãos e dedos e também de sua ligação entre a mão e o olho, a coordenação viso motora. Esse desenvolvimento é de grande relevância para a escrita e necessita que a criança tenha boa tonicidade muscular nos membros superiores e inferiores.
A coordenação motora implica diretamente no domínio de movimentos do dia a dia, com movimentos relacionados à prática esportiva ou recreativa auxiliando no processo de aprendizagem da escrita e da fala, por exemplo.
As habilidades motoras finas se desenvolvem quando as crianças aprendem a usar os músculos das mãos, pulsos e dedos. Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina.