As válvulas do coração abrem nos momentos apropriados para permitir o fluxo para a frente do sangue e, em seguida, fecham para evitar o refluxo do sangue. As válvulas mitral e tricúspide controlam o fluxo de sangue dos átrios para os ventrículos.
Essas doenças (estenose e obstrução) quando não tratadas podem causar a falha do coração, a um ponto, que às vezes é irreversível e pode levar à morte. Inclusive, um dos riscos da estenose aórtica não tratada é a morte súbita.
Seu coração tem quatro válvulas: a valva mitral e a válvula aórtica no lado esquerdo do coração e a válvula tricúspide e a válvula pulmonar no lado direito do coração.
O sangue circula em nosso coração em uma única direção, controlado pelo sistema de quatro valvas: a mitral, tricúspide, aórtica e pulmonar. Se ocorrer alguma alteração que impeça a abertura ou fechamento apropriado, o coração perde a habilidade de bombear o sangue adequado para o corpo.
A principal função de uma a válvula é controlar o fluxo de fluidos. Por possuir diversas aplicabilidades, as válvulas são divididas por tipos que variam de acordo com operação, condições de pressão e temperatura, natureza do fluído e sua forma de acionamento.
A válvula tricúspide se abre para permitir que o sangue do átrio direito encha o ventrículo direito e se fecha para impedir o refluxo de sangue para o átrio direito, enquanto o ventrículo direito se contrai para bombear sangue para os pulmões.
Em alguns casos, o prolapso da válvula mitral pode interferir no funcionamento normal do coração, podendo resultar em sintomas como:
As válvulas mecânicas tem uma durabilidade longa, normalmente a vida inteira. Por outro lado, as válvulas biológicas, de uma maneira geral, precisam ser trocadas um dia. Elas degeneram e levam o paciente a precisar de uma nova cirurgia para a troca da prótese valvar no futuro.
O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo. Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial.
À esquerda a valva mitral localiza-se entre o átrio ou aurícula esquerda e o ventrículo esquerdo, à direita a valva tricúspide está entre o átrio ou aurícula direita e o ventrículo direito.