Retas que formam um ângulo de 90° As retas perpendiculares quando se cruzam entre si num ponto comum constroem um ângulo reto (90°).
Retas perpendiculares ocorrem quando o ângulo formado entre elas vale 90°, ou seja, quando há um ângulo reto. Elas são um tipo especial de retas concorrentes e existem duas formas de calcular se formarão um ângulo reto.
1. [ Geometria ] Que cai sobre uma linha ou plano formando ângulo recto (ex.: recta perpendicular, plano perpendicular). 2. Que forma um ângulo recto com o plano do horizonte.
Retas concorrentes perpendiculares: são retas que possuem ponto em comum formando um ângulo de 90º.
As retas são linhas sem curvas que devem estar alinhadas em uma dimensão, espaço ou plano. Existem vários tipos no estudo da geometria. As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.
São definidas como retas concorrentes aquelas que se cruzam em um único ponto, formando quatro ângulos. De acordo com as medidas desses ângulos, elas ainda podem ser consideradas retas perpendiculares ou retas oblíquas.
São duas retas distintas que possuem o mesmo coeficiente angular, nunca se cruzam e não há ponto em comum entre elas. Diversas figuras geométricas são formadas por retas paralelas, como por exemplo quadrados, retângulos e paralelogramos.
As retas são linhas formadas por pontos e sem espaços entre eles. Elas são infinitas e ilimitadas. Dessa forma, devem possuir setas para os dois lados indicando que possuem comprimento infinito. Para indicar os pontos da reta, devemos utilizar letras maiúsculas.
Por norma, as retas são perpendiculares quando, ao se cruzarem, formarem um ângulo de 90º. Como pôde ser visto no plano cartesiano, o que define uma reta como perpendicular é o seu ponto de intersecção com outra linha. Caso seja formado um ângulo reto, pode-se afirmar que se trata de uma perpendicularidade.