Ceticismo é uma corrente filosófica da Antiguidade que rejeita o conhecimento de qualquer verdade. Logo, os céticos defendem a ideia de assumir uma postura de neutralidade em todas as questões, não fazendo julgamentos. Assim, o cético defende a indiferença total.
Ceticismo é um estado de quem duvida de tudo, de quem é descrente. ... O cético questiona tudo o que lhe é apresentado como verdade e não admite a existência de dogmas, fenômenos religiosos ou metafísicos.
A dúvida cartesiana desenvolvida pelo filósofo René Descartes se baseia no ceticismo metodológico. Segundo o princípio de Descartes, "tudo o que é duvidoso, seja considerado falso". Tal escrito gerado pelo filósofo foi de fundamental para a busca do conhecimento verdadeiro sobre a natureza de todas as coisas.
Ceticismo é uma corrente filosófica fundada pelo filósofo grego Pirro (318-272 a.C.), caracterizada, essencialmente, por duvidar de todos os fenômenos que rodeiam o ser humano.
( ceticismo pirrônico ou pirronismo) e Carnéades de Cirene (século II a.C.) (ceticismo acadêmico). E posteriormente desenvolvidas por alguns nomes principais, como Enesidemo (século I a.C.), Clitomáco (século I a.C.) e Sexto Empírico (século I a.C.).
Procurava verdades que nenhum cético pudesse desafiar. Para descobri-las, começou por adotar um método de dúvida cética, rejeitando todas as crenças que poderiam, sob qualquer condição imaginável, ser falsas ou duvidosas. Rejeitou prontamente as crenças baseadas nos sentidos porque estes às vezes nos enganam.
No senso comum, uma pessoa cética é aquela que vê tudo a partir deum dogmatismo negativo, ou seja, seu juízo sobre as coisas é sempre condicionado por um sentimento de descrença, o que é totalmente diferente de cultivar um espírito questionador. No dogmatismo negativo, há uma negação ranzinza, amarga, improdutiva.
Significado de Cético Sem crenças; que não professa uma religião; desprovido de fé; incrédulo. Diz-se da pessoa partidária do ceticismo, da doutrina segundo a qual seria impossível obter a certeza, num determinado âmbito do conhecimento.
O ceticismo trata-se de uma corrente filosófica que releva questionamentos sobre ocorrências, opiniões, pensamentos e crenças convencionadas pelo senso comum como verdades. Portanto, essa corrente defende que o indivíduo não pode chegar a nenhuma certeza.
Ele fundou uma escola filosófica que pregava a ideia de que: a) seria impossível conhecer a verdade. ... Justificativa: A premissa do ceticismo é que não se consegue conhecer verdades, pois, segundo Pirro, tudo o que nos é apreensível são aparências, as quais são mutáveis.