Resposta: No Teatro de Bonecos, as características destas linguagens tornam-se mais acentuadas e marcantes, como a expressão visual do boneco, a qualidade vocal do ator-manipulador, quanto ao ritmo e entonação da fala do personagem, assim como a sua manipulação com gestos e movimentos calmos, fortes ou bruscos.
O Teatro de Animação inclui bonecos, máscaras e objetos, que juntos adquirem características próprias e constituem o "Teatro de Formas Animadas".
O teatro de fantoches, assim como todos os outros jogos de dramatização e faz-de-conta, ajudam a criança a construir a sua identidade, pois, nestes jogos, ela poderá desempenhar diversos papéis sociais (personagens) e experimentar diferentes sensações e emoções.
Consiste em bonecos que representam animais, pessoas ou objetos animados que são manipulados por pessoas através de cordéis. Normalmente, quem manipula os fantoches são os marionetistas, que se apresentam escondidos atrás de uma tela. Apenas os bonecos ficam visíveis em pequenos palcos.
Bonecos articulados eram utilizados pelo padre, nas missas de festas, para ilustrarem e animarem o sermão. Depois impôs-se o costume de compor com eles presépios vivos na época do natal. Como este teatro lembrava demais os antigos ritos animistas, a Igreja começou a proibir as encenações dentro dos templos.
A característica que se distingue desse tipo de proposta teatral é a criação de efeitos visuais através da utilização de uma fonte de iluminação poderosa que se projeta sobre uma superfície lisa e branca, a mais usual é sobre uma tela e uma parede.
O Teatro de Animação é uma linguagem teatral com "leis" e códigos próprios. A formação do ator para atuação nessa linguagem pressupõe, além da aquisição das bases comuns às demais linguagens teatrais, o desenvolvimento de habilidades e apropriação de princípios específicos.
O teatro de bonecos também estimula a criança a desenvolver a potencialidade da voz porque de acordo com o personagem representado, a criança pode falar grosso, fino, imitar sons de bichos, de elementos da natureza como por exemplo, chuva e trovoadas, abrindo momentos lúdicos e sensórias.
Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, assistido ou encenado, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo.
O Mamulengo é um teatro de características inteiramente populares, onde os atores são bonecos que falam, dançam, brigam e quase sempre, morrem. ... Resiste bem às cenas de pancadaria explícita – muito comuns neste tipo de teatro – como também resiste à ação do tempo.