Os digitálicos ou glicosídeos cardíacos são substâncias que derivam de plantas da família da dedaleira (Digitalis sp.). Apresentam alta eficácia no tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) e remodelagem cardíaca, sendo utilizada para este fim desde o século XIX.
Como agem os digitálicos?
Mecanismo de ação Os digitálicos inibem a bomba de sódio (ou Na+/K+ ATPase) que existe nas membranas das células, nomeadamente nos miócitos cardíacos. Apesar de essa proteína existir em todas as células, nas concentrações usadas terapeuticamente, só as células musculares e os neurónios são afectados significativamente.
Quais são os medicamentos digitálicos?
Estes medicamentos são utilizados na Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), aumentando a força de contração do coração. São extraídos de plantas do gênero Digitalis. Exemplos: Digoxina e digitoxina. Os digitálicos produzem frequentemente efeitos tóxicos, que podem ser graves e até letais.
O que são os Cardiotonicos?
Fármaco ou agente que aumenta a força e tonicidade do coração, melhorando a sua capacidade funcional.
Como agem os Cardiotonicos?
Os cardiotônicos digitálicos exercem moderado efeito inotrópico positivo no músculo cardíaco, ligando-se às membranas dos cardiomiócitos e inibindo a Na+/k+ ATPase delas.
Como agem os cardiotônicos?
Os cardiotônicos digitálicos exercem moderado efeito inotrópico positivo no músculo cardíaco, ligando-se às membranas dos cardiomiócitos e inibindo a Na+/k+ ATPase delas.
Quais são as funções da administração?
Identificamos quais são as 4 funções da Administração quando definimos o seu significado e percebemos um circuito de atividades que interligadas auxiliaram a mesma a alcançar seus objetivos. Vejamos o texto abaixo:
Qual o mecanismo de ação dos digitais?
O principal mecanismo de ação dos digitais se dá através da inibição da bomba Na-K-ATPase das células miocárdicas. O aumento intracelular de sódio favorece a troca de sódio por cálcio, levando a um aumento na concentração intracelular deste íon.
Qual a divisão das funções da administração?
Credita-se essa divisão das funções à Teoria Clássica da Administração, criada pelo engenheiro francês Jules Henri Fayol. Em seu livro Administration industrielle et générale (Administração industrial e geral), editado em 1916, ele falava em prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Qual a função da direção?
A Direção é um processo interpessoal. É nela que o administrador exerce sua liderança, por meio de uma motivação e comunicação efetiva. Por fim, o Controle é a função com o objetivo de garantir os resultados desejados. É a avaliação do plano executado e a aplicação de medidas corretivas.