Devido à variação da taxa de crescimento microbiano ao longo do tempo pode-se traçar a curva de crescimento. A curva de crescimento pode ser dividida em quatro fases: fase lag, fase log, ou exponencial, fase estacionária e fase de declínio ou morte celular.
Durante esta fase ocorre um declínio da taxa específica máxima de crescimento, em resultado da diminuição para valores limitantes do crescimento da concentração de um (ou mais) nutrientes essenciais ao metabolismo celular e/ou do aumento da concentração de produtos do metabolismo tóxicos para as células.
Fase de "lag": Nesta fase os microrganismos não revelam um aumento de número em determinações de massa, toda via, geralmente demonstram que há um aumento, reflexo de um aumento no tamanho dos indivíduos.
O conhecimento dos fatores intrínsecos que agem sobre determinado alimento, permite prever sua "vida de prateleira", sua estabilidade microbiológica, bem como conhecer a capacidade de crescimento e/ou a produção de toxinas dos microrganismos patogênicos eventualmente presentes.
As células bacterianas apresentam o crescimento exponencial; uma célula vira duas, duas viram quatro e assim sucessivamente. A cinética do crescimento celular bacteriano é representada pela seguinte equação: Nt = 2n x Ni.
E, de acordo com o seu ótimo, podemos classificar os microrganismos como termófilos, cujo ótimo se localiza em torno de 60°C; psicrófilos, ótimo em 10°C; mesófilas, ótimo está entre 20 e 40°C; e psicrotróficos, temperatura ótima entre 25 e 30°C, mas crescem sob refrigeração.
Uma célula bacteriana pode se dividir através da própria nutrição, a célula cresce, vai "inchando" a membrana celular até se dividir em duas e, posteriormente, essas outras duas se dividem novamente no mesmo processo. Esse tipo de crescimento é normalmente observado in vitro de ambiente nutritivo.
Crescimento microbiano – refere-se ao aumento do número e não do tamanho das células. A maioria das bactérias cresce melhor dentro de variações pequenas de pH, sempre perto da neutralidade, entre pH 6,5 e 7,5. OSMOADAPTAÇÃO. O período da divisão celular depende do tempo de geração de cada bactéria.
Grande parte dos microrganismos multiplica-se por fissão binária ou por gemulação, em resultado do que uma célula dará origem a duas ao fim de um certo tempo, tempo de geração ou de duplicação.
Analisar o crescimento microbiano é de suma importância para a microbiologia, principalmente para microbiologia ambiental, é interessante analisar o crescimento populacional microbiano de maneira quantitativa, de maneira a estudar e entender como é o aumento de toda a comunidade e não apenas o tempo e crescimento de um ...