Etapas da eutrofização
Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
As algas superficiais, que lançam a maior parte do oxigênio para o ar, acabam se reproduzindo tanto que bloqueiam a luz. O lançamento de esgoto in natura é uma das principais causas de eutrofização em grandes centros urbanos. Sem luz, todos os demais organismos fotossintetizantes, que oxigenam à água, acabam morrendo.
# A recuperação de lagos eutrofizados deve se dar no sentido de eliminar o excesso de energia através da redução da concentração de nutrientes e compostos orgânicos neles lançados. # Para tanto, a primeira e indispensável medida é o controle das fontes geradoras de eutrofização artificial na bacia de drenagem.
No processo de eutrofização, as algas formam uma camada que impede a passagem de luz. ... Como consequência, acontece a morte de plantas enraizadas e também de algas abaixo da superfície, uma vez que a camada formada pelas algas e cianobactérias impede a passagem de luz e, consequentemente, a realização de fotossíntese.
"a autodepuração pode ser entendida como um fenômeno de sucessão ecológica, em que o restabelecimento do equilíbrio no meio aquático, ou seja, a busca pelo estágio inicial encontrado antes do lançamento de efluentes, é realizada por mecanismos essencialmente naturais".
A eutrofização consiste no aumento dos nutrientes, como nitrogênio e fósforo, em um ecossistema aquático, o que leva ao aumento da produtividade e, consequentemente, a alterações em todo esse ecossistema. O aumento da produtividade é ocasionado, principalmente, pela proliferação excessiva de algas.
CAUSAS DA POLUIÇÃO DA ÁGUA
A DBO ajuda no combate à poluição. A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) corresponde à quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas.
Controle da eutrofização Para controlar a eutrofização podem ser usadas técnicas preventivas ou corretivas. As preventivas se baseiam em diminuir o fornecimento dos nutrientes danosos para o lago por uma fonte externa, controlando o esgoto urbano, tratando os efluentes industriais e diminuindo o uso de agrotóxicos.