Diagnóstico da situação e seleção de problemas. Desenho das ações, responsáveis, prazos. Execução das ações. Análise de factibilidade e viabilidade do plano; Identificação de aliados e oponentes: poder e estratégias.
Entende-se por diagnóstico situacional ou organizacional como o resultado de um processo de coleta, tratamento e análise dos dados colhidos no local onde se deseja realizá-lo. Esses dados são oriundos da participação efetiva das pessoas que atuam no local de estudo.
O ideal é que o diagnóstico comunitário seja feito pela comunidade, com a equipe de saúde, num trabalho coletivo de identificação e auto-análise dos problemas, necessidades e recursos desta comunidade, de sua qualidade de vida.
Um dos meios para se conhecer como se dá o processo saúde- doença na comunidade é elaborando um diagnóstico comunitário de saúde. O diagnóstico comunitário, evidentemente, difere do diagnóstico clínico em termos de objetivos, informação necessária, plano de ação e estratégia de avaliação (Figura 1).
O Diagnóstico da Saúde é o mapeamento dos indicadores base de saúde e pontos relacionados aos hábitos de vida, alimentares e ocupacionais. Através desta análise, é possível uma identificação descomplicada do perfil de saúde dos colaboradores.
A Unidade de Saúde da Família (USF) é o novo ou antigo Posto ou Centro de Saúde reestruturado, trabalhando dentro de uma nova lógica, que lhe atribui maior capacidade de resposta às necessidades básicas de saúde da população de sua área de abrangência.
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território adstrito e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realizade local e das necessidades de sua população.
O Diagnóstico Situacional de Enfermagem e de Saúde (DSES) é definido como um método de identificação e análise de uma realidade e de suas necessidades, que visa à elaboração de propostas de organização/reorganização e compreende a fase inicial do processo de planejamento.
O Levantamento Situacional é um relatório produzido para a avaliação e monitoramento da mobilidade urbana (última versão 2018) e resíduos sólidos (última versão 2015) e transparência de um município, buscando realizar um retrato de sua situação em determinado momento e, assim, realizar comparações ao longo do tempo.