A bandeira é composta por três cores: branco, vermelho e preto. O vermelho (triângulo) foi adotado por fazer referência ao ideal revolucionário da Inconfidência Mineira, e o preto é a cor para dar destaque ao lema "libertas quae sera tamen".
Como representar o Estado de Minas Gerais?
Os símbolos de Minas Gerais clássicos
Fogão a lenha. Bem característico no estado faz parte da tradição e cultura mineira. ...
Copo Lagoinha. ...
Namoradeira. ...
Oratório. ...
Sino. ...
Tacho de Cobre. ...
Caneca Esmaltada. ...
Viola Caipira.
Como definir o estado de Minas Gerais?
Minas Gerais localiza-se na região Sudeste do Brasil. Suas fronteiras são: São Paulo, ao sul. Espírito Santo e Rio de Janeiro, a leste.
Quem é o brasão do estado de Minas Gerais?
Instituído inicialmente em 1891, pela lei nº 1, de 14 de setembro do mesmo ano, e aprovado em decreto nº 6.498, de 5 de fevereiro de 1924, o Brasão (ou Escudo) do Estado de Minas Gerais é formado por elementos que simbolizam as maiores riquezas da época de sua primeira instituição: a mineração e a agricultura.
Quem habitava o estado de Minas Gerais?
Mais de cem grupos indígenas habitavam o estado de Minas Gerais. A região foi ocupada, até o século XVI, por povos indígenas do tronco linguístico macro-jê, tais como os xacriabás, os maxacalis, os crenaques, os aranãs, os mocurins, os atu-auá-araxás e os puris.
Qual a bandeira do estado de Minas Gerais?
A atual bandeira do Estado de Minas Gerais foi instituída pela lei 2.793, de 8 de janeiro de 1963, sancionada pelo então governador José de Magalhães Pinto.
Qual a densidade de habitantes de Minas Gerais?
400-500 hab/km². > 500 hab/km². Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do Brasil, com uma população estimada de quase 21 milhões de habitantes em 2017. A densidade demográfica do estado é de 33,41 habitantes por quilômetro quadrado (2010).