Associar cores a meses tem sido uma importante ferramenta para conscientizar a população sobre temas como câncer, transtornos mentais e doação de órgãos.
Outubro Rosa é o mais conhecido dos meses dedicados ao combate ao câncer. No caso, o câncer de mama. Nos Estados Unidos, onde a ideia começou, nos anos 80, o período é conhecido como Breast Cancer Awareness Month (Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama).
Arte: Mariana de Carvalho.
O que significa Fevereiro Roxo? Fevereiro, apesar de ser um mês curto, é dedicado à conscientização sobre várias doenças: lúpus, doença de Alzheimer e fibromialgia — todas incuráveis. Existe também a versão "Fevereiro Laranja", dedicada à conscientização sobre a leucemia e sobre a importância da doação de medula óssea.
O Abril Azul é voltado ao debate sobre o autismo, por causa do dia 02/04, que é data do "Dia Mundial de Conscientização do Autismo". MAIO - Amarelo / Vermelho: O quinto mês do ano é destinado à prevenção de acidentes de trânsito. Já o "Maio Vermelho" tem como objetivo principal informar sobre a hepatite.
Criado por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro, tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção.
Apesar de o Outubro Rosa estar ganhando grandes proporções, não é de agora que os meses ficaram coloridos para conscientizar a população sobre uma causa, principalmente doenças, como o câncer. O objetivo é alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.