Muitas vezes, a origem do incômodo está na posição inadequada do nosso corpo. Os sintomas logo aparecem: dor lombar, fadiga e até mesmo lesões são algumas das consequências da má postura. Aliás, a postura incorreta compromete o funcionamento do nosso corpo, razão pela qual é preciso dar a devida atenção ao tema.
Os levantamentos bibliográficos realizados apontam que os problemas posturais da coluna vertebral encontrados em crianças e adolescentes, tendem a continuar pela vida adulta se não forem tratados, ou prevenidos precocemente, podendo ter agravamentos futuros.
Pode-se dizer que a manutenção da postura corporal é influenciada por diversos fatores, principalmente o tato, sentido labiríntico e a percepção cinestésica, coordenados pelo cerebelo (OLIVEIRA; GALAGHER, 1995). O alinhamento corporal adapta-se, a todo momento, à manutenção do equilíbrio.
Ele explica: "Alimentos que causem fermentação intestinal e digestão lenta, por exemplo, tendem a modificar o perfil postural, mesmo que momentaneamente. Maus hábitos regulares podem prejudicar a postura de forma crônica", explica.
A má postura está associada à falta de harmonia entre essas estruturas de sustentação do corpo. O principal órgão dessa estrutura de equilíbrio é a coluna vertebral , que funciona como o eixo do corpo, mas a má postura pode afetar também outros órgãos.
Quando não cuidamos da nossa postura, podemos provocar alterações em nossa musculatura que desencadeiam desvios posturais. Como é chamado o desvio lateral do plano frontal do corpo? a) Osteoporose. b) Hiperlordose.
Encurtamento muscular Quando o corpo está na posição errada, a pessoa fica mais encolhida e os músculos relaxam demais, ficando flácidos. Com o tempo, ocorre o seu encurtamento, uma vez que toda a sua extensão não é usada.
Podemos definir a boa postura como aquela em que nosso corpo adquire uma posição específica para a realização de uma atividade. Essa posição é conseguida com o mínimo de esforço muscular, estando todos os ossos, músculos e articulações alinhados.